28 de fev. de 2012

Andamento das obras da BR-135/MG: do município de Manga ao povoado de Monte Rei

A pavimentação da BR-135 nos 45,5 quilômetros que ligam as cidades de Manga e Monte Rei, ambas localizadas no norte de Minas Gerais, evolui rapidamente e o asfalto já começa a aparecer por lá. A população mineira e o motorista que por ali trafegam acompanham de perto o andamento das obras e comemoram as melhorias na região.
Os operários da J.Malucelli, empresa responsável pelas obras no trecho, trabalham arduamente nos diversos serviços necessários para a pavimentação da rodovia, por isso alguns deles já foram concluídos. Até o momento, as atividades de desmatamento e manejo de material lenhoso já foram realizadas, ao todo 38 quilômetros foram abertos para a construção da BR-135.

A etapa de aplicação do asfalto já foi iniciada e encontra-se em estágio avançado. Já foram realizados 28 km de terraplenagem, 18 quilômetros de sub-base, 15 quilômetros de base e 2,5 quilômetros de imprimação. A terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno, já a sub-base é uma camada proveniente da mistura dos solos, materiais pétreos e produtos de britagem. Após estas etapas vem à aplicação da camada base de asfalto, e por fim o serviço de imprimação - colocação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície da base concluída. Sua função é promover condições de aderência entre a base e o revestimento asfáltico.

Outro serviço realizado pela J.Malucelli, não tão visível aos olhos dos motoristas e da população da região, é a recuperação ambiental de uma área 3,5 quilômetros que funcionavam jazidas utilizadas para aterro e britagem da rodovia. O uso de solo ou areia para o aterro é uma atividade intrínseca à pavimentação da BR-135. Sem o aterro, as pistas não poderiam ser elevadas e as pontes e viadutos seriam de difícil execução, além de aumentar o custo financeiro das obras.

Para este primeiro semestre de 2012 ainda há muito trabalho, falta a conclusão das duas novas pontes (sobre o Rio Calindó e sobre o Rio Japoré), a regularização de 6 quilômetros de sub-leito, a construção de 2 quilômetros de sub-base, 2,5 quilômetros de base, 15 quilômetros de proteção de taludes, 5 quilômetros de imprimação e 3 quilômetros de drenagem superficial. Contudo, o que depender do esforço e trabalho dos operários da J.Malucelli todos esses serviços serão realizados com presteza e agilidade.

A BR-135 é a rota principal que liga Belo Horizonte/MG às cidades do norte do estado, assim a sua reforma porá fim a uma série de prejuízos enfrentados pelas empresas transportadoras da região, além de incentivar e promover o desenvolvimento sócio econômico da população local.

CUIDADO AMBIENTAL - A preservação do meio ambiente é de fundamental importância no projeto de pavimentação e revitalização da rodovia. Por isso, a equipe de Supervisão Ambiental da Fundação Bio-Rio/DNIT, alocada em Montalvânia/MG acompanha todos os trabalhos da EMPA Engenharia, garantindo que tudo ocorra dentro dos padrões ambientais legalmente exigidos.
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