12 de mar. de 2012

Técnicos do Programa de Flora e Supervisão Ambiental se reúnem com o 2º Batalhão de Engenharia do Exército para falarem sobre as obras na BR-135/PI

Na quarta-feira (29/2) os técnicos do Programa de Flora e da Supervisão Ambiental da BR-135 visitaram o trecho da rodovia que liga as cidades de Eliseu Martins e Bertolínia. Foram vistoriadas áreas onde haverá supressão vegetal, plantio compensatório, bem como onde há sítios arqueológicos. A supressão vegetal é o processo necessário para a abertura da faixa de domínio onde será construída a nova estrada. 


Este estudo prévio do Programa de Flora e o acompanhamento deste trabalho pela Supervisão Ambiental garante o avanço da limpeza da faixa de domínio de forma coordenada com o avanço dos trabalhos de terraplenagem e dentro dos limites estritamente necessários, sempre tirando o mínino de vegetação possível e preservando as espécies locais. 

O plantio compensatório acontecerá em cada local onde foi necessário o desmate para a execução das obras de pavimentação e revitalização da rodovia. Serão replantadas arvores típicas da região, garantindo a preservação da flora e fauna local. As áreas onde há a presença de sítios arqueológicos já foram identificadas e demarcadas. O trabalho, no momento, consiste em acompanhar esses pontos e realizar a substituição de estacas que determinam a sua margem de segurança. 

A substituição só é necessária quando as estacas são quebradas, afim de que estas áreas permaneçam isoladas até que ocorram o resgate e o salvamento do material. Por isso, é importante a colaboração da população dos municípios próximos, ajudando os técnicos da Supervisão Ambiental e do Programa de Prospecção Arqueológica a manterem as estacas no local e os sítios preservados. Conforme a Sargento Simone, do 2º Batalhão de Engenharia do Exercito já foram enviados ofícios ao IPHAN, Fundação Bio-Rio e DNIT informando da brevidade do retorno aos trabalhos de pavimentação do trecho. Dos 53 quilômetros da BR-135 que ligam o município de Bertolínia/PI a Eliseu Martins/PI há, apenas, 28 quilômetros sem asfalto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...