1 de jun. de 2012

Medidas para redução de impacto ambiental na BR-392

A nova pista da BR-392 é construída em cima de um aterro, feito com solo arenoso. Em alguns trechos da rodovia este aterro é mais alto, principalmente quando passa por áreas de banhados, onde os solos são moles, o que pode contribuir para o aterro ceder. Nestes pontos, a quantidade de material arenoso utilizado é maior, e com as chuvas, pode ser carreado para dentro dos banhados. Para minimizar impactos como esse, o DNIT desenvolve Gestão Ambiental em suas obras, que na BR-392, é executada pela empresa STE.


Entre os quilômetros 38,4 e 38,7 da BR-392 a supervisão ambiental juntamente com a construtora, precisou tomar medidas para que o material do aterro não atingisse uma área de banhado. Depois de pronto, este aterro foi coberto por argila, material que, no local, cumpre duas funções. “A argila compactada ajuda a segurar as partículas arenosas do aterro evitando que o material não seja carreado para as áreas adjacentes à rodovia e também contribui para a revegetação da parte lateral, chamada de talude”, diz o supervisor de campo, Francisco Feiten. Essa revegetação é feita também como forma de prevenção da erosão, já que o plantio de gramínea nos taludes diminui consideravelmente o potencial de erosão no local.


Manta de tecido é utilizada para reter material proveniente das obras 


A areia que é carreada dos aterros pela chuva fica contida na manta, não prejudicando o ambiente 


Em alguns trechos da duplicação da BR-392, principalmente onde estão sendo construídas as  obras de arte como dutos de drenagem e viadutos, estão sendo instaladas mantas de tecido que seguram as partículas arenosas dos aterros da obra para que não sejam carreados para as áreas adjacentes. A medida permite que a água escorra normalmente e que, a areia fica retida e não causa impacto aos banhados, por exemplo. Depois, a construtora responsável pelo trecho onde a medida foi instalada, deve se responsabilizar pela retirada e destinação deste material, que fica acumulado na manta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...