24 de jul. de 2012

Atividade com professores aborda temas da Educação Ambiental

Além das palestras com estudantes, sobre a Gestão Ambiental da BR-116/392, a formação com os professores contribui para que o conteúdo seja disseminado

O trabalho do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido na Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/392, inclui as palestras com escolas situadas na área de influência do empreendimento. Além dos estudantes, os professores também participam de eventos de formação, para que as questões ambientais possam ser abordadas de forma transversal nas escolas. “Nossa proposta é trazer um embasamento que possa ajudar os professores, cada um em sua disciplina, a trabalhar a Educação Ambiental e, consequentemente, despertar discussões sobre as questões ligadas ao meio ambiente”, explicou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Cauê Canabarro.


Na manhã desta terça (17/07) a equipe esteve na Escola Almirante Tamandaré, localizada no Parque Marinha, em Rio Grande. A formação planejada pelo programa é dividida em duas etapas: a primeira, realizada neste primeiro encontro, é a apresentação da gestão ambiental da BR-116/392 como um todo, explicando o trabalho desenvolvido pelo DNIT para minimizar os impactos da obra ao meio ambiente. Na próxima etapa, as questões de Educação Ambiental são apresentadas de forma mais específica.

O trabalho com os professores começou com a Dinâmica da Ponte Estreita, na qual os professores deveriam passar por uma ponte desenhada no chão, todos ao mesmo tempo, sem que ninguém caísse. “Desta forma, conseguimos mostrar a importância do trabalho em equipe e da integração”, explicou o agente de educação, Isaías Insaurriaga.

Com esta introdução a equipe deu início a apresentação da Gestão Ambiental da rodovia desde o processo de licenciamento, composto pela licença prévia, licença de instalação e licença de operação. “Atualmente a obra nos lotes 2 e 3 está em fase de instalação, na qual é desenvolvido o trabalho da gestão ambiental para minimizar os impactos negativos que possam ser causados à flora, fauna, qualidade da água e às comunidades que vivem próximas do empreendimento”, explicou Cauê.

Depois da apresentação dos cuidados com o meio ambiente, Isaías distribuiu um texto do escritor Érico Veríssimo, que se encaixa tanto ao trabalho que vem sendo implementaod pelo DNIT na Gestão Ambiental de suas obras, quanto o dos professores, que influenciam diretamente na formação dos estudantes. “Trabalhar as questões relacionadas ao meio ambiente com vocês é tentar multiplicar o nosso trabalho para cada vez mais estudantes e formar uma sociedade mais consciente sobre o seu papel na preservação da natureza, da qual todos dependemos”, finalizou Cauê.

“Olhai os lírios do campo” de Érico Veríssimo 

(...) Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à procura do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. 

Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. 

Precisamos, entretanto, dar um sentido mais humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos tiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. 

Há na terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos. 

Não podemos cruzar os braços. É indispensável que conquistemos este mundo, não com armas do ódio e a violência, e sim com as do amor e da persuasão. Quando falo em conquista, quero dizer a conquista de uma situação digna para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação. Através do amor. (...)
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