O DNIT/RS, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 e a Prefeitura de Canoas comemoram o início de 2013 com o reassentamento de 41 das 599 famílias beneficiadas pelo Programa de Reassentamento Populacional da rodovia, iniciado no dia 21/12, com evento de entrega das chaves à primeira família.
Dessas famílias, 34 estão sendo realocadas para o Loteamento que abriga 168 casas, chamado Canoas Minha Terra II, no bairro Fátima. As demais famílias mudaram do Dique para a Vila de Passagem liberando com isso, mais frente de obra para o avanço da rodovia.
Mesmo com todas as dificuldades da vivência de anos no Dique e as melhoras obtidas na Vila de Passagem, a concretização do sonho da casa própria é perceptível nas expressões e na fala dos moradores. “Sempre falaram que iam tirar a gente que quase não acreditava mais. Eu não tô acreditando ainda. Estou pensando em comprar móveis novos aos poucos”, conta com alegria Mário Alves Severo, catador que viveu por 10 anos no Dique e no último ano ocupou um módulo provisório na Vila de Passagem.
Marilda Machado, de 45 anos aprovou os meses em que residiu na Vila, mas faz uma observação: “Gostei da Vila de Passagem, mas a casa não era minha. Agora estou muito feliz. Comprei roupeiro e fogão novos”, conta.
A ex-catadora, Ana Célia de Souza e o esposo João Carlos, com 19 anos de residência no Dique comemora a mudança e mostra o conjunto de adornos e a churrasqueira que comprou para a casa nova. “Deixa eu mostrar as borboletas que comprei para por na sala e a churrasqueira com que vou inaugurar a casa nova.”, observa.
As moradias definitivas possuem dois quartos, cozinha, sala e banheiro, distribuídos por 43,5m² de área construída em terrenos individualizados de 120m², pavimentação, abastecimento de água, esgotamento e iluminação pública.
O cronograma de realocações segue durante o mês de janeiro e fevereiro de acordo com a evolução das construções.