5 de fev. de 2013

Jazida é recuperada no lote 29

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou em dezembro a recuperação ambiental da jazida João Oliveira, a primeira do lote 29 a receber trabalhos para mitigar o resultado da extração de aterro. O solo retirado foi usado para elevar cabeceiras de viadutos e servir de base para construção de pistas. A área da jazida está localizada no bairro Sanga da Areia, próxima ao km 423 da BR-101 Sul/SC.

Na jazida foi aplicado sistema de recuperação ambiental concomitante à extração do aterro, projeto inovador dentro das obras de duplicação da rodovia. O método aplicado garante a recuperação ambiental da área utilizada ao mesmo tempo em que equipamentos e trabalhadores fazem a extração do solo que foi depositado e compactado. Nesta jazida foram removidos, transportados, depositados e compactados aproximadamente 250 mil metros cúbicos de aterro. Para fazer cada talude de OAEs são necessários aproximadamente 70 mil metros cúbicos, sendo o volume extraído utilizado para elevar três taludes e meio.

Dentro da área onde a jazida funcionava, os taludes – encostas já escavadas – foram recobertos com gramíneas em leivas, para evitar erosão. A encosta é dividida em duas bancadas, para que a força da água trazida pelas chuvas não eroda o solo. Na parte inferior da jazida, já recuperada, foi feita hidrossemeadura com vegetação rasteira e plantio de árvores frutíferas, para aumentar a disseminação das sementes pelas aves. As mudas arbustivas e frutíferas plantadas na recuperação estão dentre uma lista de 48 espécies típicas da vegetação regional. Foram selecionadas espécies mais propícias ao local, dentre elas a goiaba, pau-de-bugre e araçá. Ao todo foram plantadas 1261 mudas na jazida.

Outras duas jazidas estão em processo de recuperação no lote 29, todas em Araranguá. Há uma jazida ainda em operação para suprir as obras remanescentes no lote.

Recuperação de jazidas está no PBA – A recuperação das jazidas exploradas para as obras de duplicação da BR-101 Sul, segue critérios exigidos pelo Projeto Básico Ambiental (PBA). Esta é a primeira obra rodoviária em toda a América Latina a seguir um plano de gestão ambiental, fornecendo diretrizes e parâmetros para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica em toda a extensão da rodovia, servindo de modelo para o desenvolvimento de novos projetos infraestruturais em outros países.

Para garantir o cumprimento dos objetivos dispostos no PBA da duplicação da BR-101 Sul, a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo DNIT, executa inspeções regulares aos trabalhos de extração, tratamento e conformação das jazidas, nos nove lotes catarinenses e nos seis lotes gaúchos das obras na rodovia. Além da ESGA, o consórcio BR101Sul (supervisão de obras) acompanha a recuperação de jazidas no lote 28 (Criciúma a Araranguá, finalizado), lote 29 (Araranguá a Sombrio, em obras) e lote 30 (Sombrio a Passo de Torres, finalizado).
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