12 de abr. de 2013

Programa de Monitoramento da Fauna faz visita a trechos da BR-050

No mês de abril, durante nove dias, a equipe técnica do Programa Ambiental de Monitoramento da Fauna esteve nas obras da BR-050, para a realização do levantamento faunístico da região.

Os trabalhos do Programa Ambiental estão previstos para acontecer até junho de 2014 com campanhas mensais, e tem como objetivo identificar os impactos negativos resultantes das obras de duplicação da rodovia na comunidade faunística.


Os trabalhos consistem em monitorar apenas a fauna terrestre, que inclui a avifauna (aves), mastofauna (mamíferos) e herpetofauna (répteis e anfíbios).

O monitoramento é realizado em toda a área de influência da rodovia, mas o maior foco é dado a apenas quatro sítios amostrais. A campanha deste mês baseou-se em um trabalho em que observação e busca ativa foram utilizados como métodos de monitoramento.

Cada grupo de animal estudado tem sua particularidade e, por isso, as atividades aconteceram de acordo com as características de cada um.

As aves são listadas por meio de visualização e vocalização, assim que amanhece e no final da tarde. Com os mamíferos de médio e grande porte foi utilizada a busca ativa, no período da manhã e à noite, além da instalação de armadilhas fotográficas nos locais. Já para os répteis e anfíbios, a listagem também ocorreu por meio da busca ativa, nos períodos crepuscular e noturno.

Até a liberação e autorização da SUPRAM - órgão ambiental estadual responsável pela observância da legislação e as normas específicas de meio ambiente -, captura e coleta de animais não serão permitidas para um trabalho mais aprofundado do Programa Ambiental. O prazo estimado pelo órgão para a liberação destes outros métodos é de um mês.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...