27 de dez. de 2013

A Gestão Ambiental da BR-158 Norte/Dnit Participa do Plantio de Mudas Realizado no Sítio Califórnia

A equipe da Gestão Ambiental participou juntamente com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Terra Viva do projeto de adensamento do plantio de mudas de espécies arbórea e herbácea.

O plantio foi realizado no setor Projeto de Assentamento – PAFartura no Sítio Califórnia em Confresa, do proprietário o Sr. Anastácio Francisco Alves, que também trabalha como coletor de sementes para a “Rede de Sementes do Xingu”.

A equipe da Gestão Ambiental contribuiu com a doação de mudas, onde foram plantadas diversas espécies como: Aspidosperma polyneuron (Peroba), Vitex polygama (Tarumã), Caesalpinia echinata Lam (Pau Brasil), Lithraea molleoides (Aroeira), Machaerium opacum (Jacarandá), Tectona grandis (Teca), Anacardium occidentale (Caju), Adenanthera Pavoninal (Tento). Ao total foram plantadas 110 mudas de arbóreas.

A equipe do projeto Terra Viva e CPT instruíram toda a equipe envolvida no plantio, em relação ao espaçamento das mudas e também orientou sobre as plantas que podem ser plantadas diretamente no calor solar sem necessidade de sombreamento para o seu crescimento.

Frisou sobre a adubação verde (plantio aleatório), onde foi plantado o feijão de porco, que é da família das leguminosas. Seu sistema radicular profundo chega a 3 metros de profundidade, em 110 dias assegura resistência à seca e melhora a porosidade do solo. Outra espécie plantada foi o feijão guandu, pouco exigente quanto à fertilidade do solo, suas raízes penetram em solos compactos e adensados e tem grande capacidade de reciclar nutrientes, além de liberar um ácido que facilita a absorção do fósforo pelas plantas, serve também como alimento humano (grãos).

A propriedade possui um projeto de Sistema Agroflorestal (Saf’s) contando com mudas de abacaxi e mandioca (planta forrageira) que serve tanto para beneficiamento do solo quanto para alimentação dos residentes, este processo foi realizado no início do período chuvoso do ano de 2012, o que garantiu resultado satisfatório das mudas até o momento.

Além da plantação de mudas, também foi realizada a técnica conhecida como “muvuca”. Que consiste em misturar as sementes de várias espécies para o plantio direto na área escolhida para a recuperação. Essa é uma técnica que exige muito planejamento e organização para garantir o sucesso.

A equipe da Gestão Ambiental visitou juntamente com os coordenadores do projeto Terra Viva a área que foi realizada o processo de muvuca e plantio no ano de 2008 e 2010 e constatou que o resultado está sendo satisfatório.

A Gestão Ambiental através do Subprograma de Resgate de Germoplasma auxilia no projeto Terra Viva doando sementes coletadas das matrizes monitoradas pelo subprograma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...