17 de mai. de 2013

Gestão Ambiental monitora mamíferos no entorno da BR-116/RS


Armadilhas foram instaladas para terceira campanha do Programa de Monitoramento de Fauna e Bioindicadores


A Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/RS, executada pela STE S.A., realiza no mês de maio a terceira campanha do Programa de Monitoramento de Fauna e Bioindicadores. A equipe responsável pelo monitoramento de mamíferos instalou na segunda-feira, 06, as armadilhas não-letais (modelo Sherman) utilizadas para observação de animais de pequeno porte. 


Durante cinco dias e noites, os profissionais fazem a revisão destes equipamentos dispostos em sete pontos ao longo dos 211 quilômetros do empreendimento. “Em cada local foram instaladas 60 unidades, resultando numa amostragem final de 2.100 armadilhas”, explica Michele Camargo, bióloga da Gestão Ambiental. Na quinta-feira, 09, a revista na área do Arroio Velhaco, em Camaquã, encontrou um exemplar de Akodon sp. (roedor da família Cricetidae). Os animais capturados passam por biometria (verificação de peso e medidas) e são marcados com brincos numerados.

Já para o levantamento de espécies de médio e grande porte é feito o armadilhamento fotográfico, que permite registrar animais dificilmente avistados pelos biólogos em função de seus hábitos e comportamentos. Dezesseis aparelhos, instalados em quatro pontos, estarão em funcionamento durante 72 horas ininterruptas. Outra técnica utilizada pela equipe é a de transecções. “São caminhamentos em busca de vestígios, como fezes e pegadas. Além disso, fazemos os registros ocasionais durante as ações de campanha”, afirma Michele.

As amostragens obtidas em locais lindeiros à rodovia têm como objetivo enriquecer a base de dados dos grupos estabelecidos para controle: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Este conhecimento irá subsidiar ações de manejo e conservação das espécies encontradas na região.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...