17 de jul. de 2013

Campanha de monitoramento da qualidade da água é realizada na BR-116/RS

Até quinta-feira (04/07) a equipe coletará amostras em 15 arroios próximos da rodovia

A equipe que trabalha na Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realiza desde o início da semana, a 4ª Campanha de Monitoramento da Qualidade da Água. A atividade faz parte dos Programas Ambientais desenvolvidos para prevenir ou mitigar o impacto das obras ao meio ambiente. O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água tem o objetivo de garantir que os corpos hídricos, localizados próximos ao empreendimento, não tenham interferência das atividades previstas para a duplicação.



Técnicos da STE S.A., empresa responsável pela Gestão Ambiental das obras, coletam amostras de água em 15 arroios localizados na rodovia que está sendo duplicado. Em campo, com a ajuda de aparelhos, já é possível avaliar alguns parâmetros como turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido, pH e temperatura. Em cada ponto são monitorados dois locais, um sem a influência das obras e outro com, sendo utilizados 5 litros de água em cada amostragem. 

Os frascos com água são enviados para um laboratório onde se analisa os demais parâmetros que incluem possíveis impactos decorrentes de poluentes orgânicos, vazamentos de combustíveis e óleos, lixo, processos erosivos e estruturas de apoio às obras como áreas de obtenção de materiais de construção e usinas de asfalto. “Já existe obra no entorno da maioria dos nossos pontos de coleta, e os resultados mostram que, até o momento, não foram identificados impactos negativos sobre os recursos hídricos”, diz o engenheiro agrônomo Lauro Bassi da equipe da Gestão Ambiental. O resultado deve-se tanto às campanhas de monitoramento, que são realizadas a cada três meses, quanto à atuação diária da Supervisão Ambiental, que orienta as construtoras sobre a adoção de medidas de controle ambiental durante as atividades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...