27 de set. de 2013

Programa de Educação Ambiental da UFPR/ITTI ministra oficina sobre cooperativismo em Tuneiras do Oeste

Trabalho integra projeto de gestão ambiental realizado nas obras da Estrada Boiadeira (BR-487/PR), trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da UFPR/ITTI realizou, em Tuneiras do Oeste, uma oficina com o tema: “Cooperativismo como prática do desenvolvimento sustentável e solidário”. O público são os pequenos agricultores e pecuaristas que integram a Organização Central das Associações de Desenvolvimento Comunitário de Tuneiras do Oeste (Ocadecto). De acordo com a professora da UFPR/ITTI, que atua no PEA, Sonia Haracemiv, o objetivo é permitir que a comunidade reflita sobre a possibilidade de organização de uma cooperativa reforçando a questão ambiental.


A oficina realizada no dia 1º de agosto abordou tópicos como: características da sociedade cooperativa, sete princípios que orientam o cooperativismo e questões legais para dar início à cooperativa dos agricultores. O programa integra o projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza, realizado pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste.

Segundo o Secretário da Agricultura de Tuneiras do Oeste, Valdir Andrade, uma cooperativa de agricultores só viria a beneficiar o município, gerando mais renda e diminuindo o êxodo rural. “Com vasto conhecimento e falando a mesma língua que nós, a professora Haracemiv nos trouxe coragem e autoconfiança para concretizarmos nosso sonho”, completa Manoel Sebastião da Silva, produtor rural de Tuneiras do Oeste.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é responsável pelo projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza. Além da supervisão e gestão ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. Saiba mais: www.estradaboiadeira.com.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...