2 de fev. de 2012

2011: um ano de muito trabalho na BR-135/MG – do povoado de Pitarana/MG ao município de Montalvânia/MG

Em 2011 os operários e engenheiros da EMPA Engenharia trabalharam arduamente na pavimentação dos 18,1 quilômetros da BR-135 que ligam o povoado de Pitarana/MG ao município de Montalvânia/MG. A mudança do cenário é nítida, a população e o motorista que por ali sempre trafegam acompanham tudo de pertinho e comemoram as melhorias na região.

A pavimentação de uma rodovia consiste na realização de diversos serviços e no trecho da EMPA alguns deles já foram concluídos. É o caso das atividades de desmatamento, manejo de material lenhoso, colocação de bueiros e terraplenagem, ao todo 18,1 km foram abertos para a construção da BR-135.

Os trabalhos de pavimentação já se iniciaram e encontra-se em estágio avançado. Até aqui foram realizados 14,3 quilômetros de sub-base, 5,5 quilômetros de base e 6 quilômetros de imprimação. A sub-base é uma camada proveniente da mistura dos solos, materiais pétreos e produtos de britagem. Após esta etapa vem à aplicação da camada base de asfalto, e por fim o serviço de imprimação - colocação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície da base concluída. Sua função é promover condições de aderência entre a base e o revestimento asfáltico.

Para 2012 ainda há muito trabalho, falta o aterro de duas pontes, que estão em fase de conclusão, a regularização de 3,8 quilômetros de sub-leito, a construção de 4,2 quilômetros de sub-base, 12,6 quilômetros de base, 6,5 quilômetros de proteção de taludes e 3,5 quilômetros de drenagem superficial. Não é a toa que os operários da EMPA engenharia trabalham intensamente na pavimentação desse trecho da BR-135.

A BR-135 é a rota principal que liga Belo Horizonte/MG às cidades do norte do estado, assim a sua reforma porá fim a uma série de prejuízos enfrentados pelas empresas transportadoras da região, além de incentivar e promover o desenvolvimento sócio econômico da população local.

CUIDADO AMBIENTAL - A preservação do meio ambiente é de fundamental importância no projeto de pavimentação e revitalização da rodovia. Por isso, a equipe de Supervisão Ambiental da Fundação Bio-Rio/DNIT, alocada em Montalvânia/MG acompanha todos os trabalhos da EMPA Engenharia, garantindo que tudo ocorra dentro dos padrões ambientais legalmente exigidos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...