2 de fev. de 2012

Você sabe o que é um Passa Fauna?

Não só motoristas e pedestres estão sendo beneficiados com as obras de duplicação da rodovia. Animais silvestres também recebem uma atenção especial durante a construção, para que sofram menos impactos possíveis em seu habitat e circulação no entorno da obra.
Em toda a extensão da obra, o consórcio Concremat/Tecnosolo/CNEC, que forma a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), executa 22 programas sócioambientais e 1 Estudo, integrantes do Programa Básico Ambiental (PBA). Entre eles, o Programa de Proteção à Fauna e à Flora. Todas as atividades desse programa têm como objetivo minimizar os impactos sobre os animais e a vegetação existente no entorno e nas áreas limite do empreendimento.

Um destaque é a colocação do passa-fauna (tubulação de concreto), um tipo de passagem subterrânea para que os animais evitem atravessar a BR-101 em pontos com riscos de atropelamentos. Resultado de um trabalho de monitoramento, essas obras foram feitas em locais que apresentam maior incidência de Mata Atlântica às margens da rodovia e, conseqüentemente, com um número maior de animais.

Quem tiver a curiosidade de conhecer esse tipo de equipamento poderá vê-los ao longo da BR-101 Sul. O usuário poderá perceber a longa extensão de grades cercando o morro de forma a direcionar , de forma mais segura, o animal para a passagem subterrânea.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...