1 de nov. de 2012

Celebrações marcam empoderamento e participação da comunidade

O Dia das Crianças na Vila de Passagem, em Canoas, realizado no dia 13/10, celebra não apenas a data, mas o avanço no trabalho de ressocialização das famílias.

Com o processo de transferência das famílias da Vila do Dique/Canoas, beneficiadas pelo Programa de Reassentamento Populacional da BR-448, iniciado em outubro de 2011, o DNIT/RS comemora, por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.), em parceria com a Prefeitura de Canoas, a continuidade do processo de transformação da comunidade com a mobilização e o surgimento de novas lideranças, que formam a Comissão da Vila de Passagem. Sensibilização para a mudança.


O trabalho constante de sensibilização aponta para resultados positivos, explica o Coordenador da Gestão Ambiental do empreendimento, Engenheiro Adriano Panazzolo. “A construção do diagnóstico social das famílias para descobrir as demandas sociais e fomentar a participação democrática das mesmas nas decisões relativas ao funcionamento da Vila foram ações fundamentais para o envolvimento da comunidade no projeto e importantes ferramentas para a superação dos conflitos”.

Questionada sobre o comprometimento da Comissão nos assuntos da Vila, Ana Thomas, 37 anos, mãe de seis filhos, observa que o simples fato de hoje possuir um endereço já faz toda a diferença. “No Dique não era assim. Estávamos com as mãos atadas, não sabíamos a quem procurar. Éramos excluídos. Hoje temos acesso às coisas, é outra realidade. Estamos mais próximos da comunidade, vemos as crianças, era difícil arrumar um emprego, não tínhamos um comprovante de residência. Hoje é 10. Não tenho do que reclamar”, desabafa.

Mesmo vivendo numa nova realidade, Elma Siqueira, 57 anos, mais conhecida como “Tia Negona”, sente resistência das famílias na discussão dos assuntos comunitários. “Tenho quase 30 anos de Dique e lá tentei criar uma Associação e trabalhar com a Pastoral, mas por problemas com um ex-companheiro, acabei com depressão e larguei tudo. Hoje com meus filhos adultos estou aqui e assumi um compromisso que deveria ser dos pais, do contrário, eles perderiam o transporte. Acompanho as crianças que estudam à tarde até o transporte escolar que vem até a Vila. Levo eles até a escola e retorno a pé. Repito isso no final da tarde. Faço todos os dias, pois nenhum dos pais quis assumir esta tarefa”, explica.

O processo de ressocialização da comunidade, que hoje contempla 192 famílias numa totalidade de mais de 1000 pessoas e destas 240 crianças, têm sido progressivo, reforça as competências e habilidades comunitárias, alia o trabalho social à diversificadas iniciativas propostas e implementadas pela Equipe Social e a Prefeitura. O trabalho passa também por ações de geração de renda, em parceria com organizações não governamentais e empresas. Já foram realizadas oficinas de customização com fuxicos, pintura em tecido e horta comunitária, além dos atendimentos do poder público nos setores da saúde, educação, segurança e transporte. “Mesmo com tímida participação, a comunidade tem se apoderado dos instrumentos para se tornar mais atuante no processo de melhoria das próprias condições de vida”, observa o Coordenador do Programa de Reassentamento Populacional, Engenheiro Carlos Türck.

Essa evolução vem sendo demonstrada na organização dos últimos eventos, onde percebeu-se o empoderamento comunitário na realização da Festa da Páscoa, nas comemorações juninas e agora nos festejos do Dia das Crianças, que culminou com uma grande e organizada festa para mais de 200 crianças da Vila de Passagem. Tia Negona foi umas das envolvidas diretamente na organização da festa. “Tivemos o auxílio da comunidade da Vila, na preparação dos bolos e de doações para a comida, bebida e animação”, completa.

O Centro Comunitário do local foi decorado e contou com animação musical, distribuição de lanche, bebidas e sacolinhas de doces e brinquedos (doação da STE S.A.).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...