12 de dez. de 2012

Colaboradores dos lotes recebem instruções sobre primeiros socorros

Equipe da Supervisão Ambiental vai a campo dar dicas sobre procedimentos em caso de acidentes com animais peçonhentos

Durante o tempo em que a BR-116/RS está em fase de duplicação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela obra, propõe uma série de capacitações envolvendo os colaboradores dos lotes, que ocorrem em forma de conversas. As ações são realizadas pela Equipe de Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.). 


 Para dar lugar a nova pista da rodovia, uma das primeiras atividades dos trabalhadores em campo é a supressão da vegetação e a limpeza dos terrenos, por isso a equipe da Gestão Ambiental conversou com os trabalhadores sobre possíveis encontros com animais peçonhentos que podem causar acidentes, por eles habitarem a região em obras. “Nossa intenção é prevenir os acidentes, mas caso eles aconteçam, é importante que vocês saibam o procedimento correto de primeiros socorros”, explicou o biólogo Gustavo Wallwitz, que trabalha nos programas ambientais de fauna desenvolvidos na rodovia. Segundo ele, em caso de acidente com cobras, escorpiões ou aranhas, é preciso manter a calma. “Como vocês sempre trabalham em grupo, é aconselhável que outra pessoa vá buscar socorro, enquanto a vítima fica deitada”, diz Gustavo. Se o ferimento proferido pelo animal se der nos braços ou pernas, estes devem ser mantidos elevados, acima do corpo. Alguns métodos antigos como o torniquete para estancar o veneno ou a sucção através da picada não são aconselhados pelo Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul. “O Ideal é aguardar o socorro, bebendo bastante água”, explica Gustavo. A equipe entregou aos colaboradores uma cartilha do CIT na qual se encontra a listagem dos principais animais peçonhentos do estado. Além destes, também constam as plantas tóxicas e os procedimentos de socorro adequados caso o trabalhador tenha contato com elas.

Qualquer pessoa picada por um animal peçonhento pode entrar em contato com o CIT através do telefone 0800 721 3000. Mais informações acesse o site www.cit.rs.gov.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...