19 de dez. de 2012

Programa de Educação Ambiental atinge número recorde de trabalhadores beneficiados com as oficinas

O Programa de Educação Ambiental busca a sensibilização, o engajamento e a conscientização dos vários setores sociais que são atingidos direta e indiretamente nas obras de duplicação da BR-101 Sul. A mudança de comportamento almejada se dá a partir do conhecimento de todos sobre o empreendimento e dos 22 Programas Socioambientais e 1 Estudo para a preservação e a minimização dos impactos no meio ambiente.

O objetivo do Programa é o de Capacitar e sensibilizar os trabalhadores das obras sobre o Código de Conduta dos Trabalhadores e os procedimentos ambientalmente adequados relacionados às obras, à saúde e à segurança do trabalho, às atitudes cotidianas com o meio e ao relacionamento com as comunidades vizinhas.

Os trabalhadores se apresentam para as oficinas de educação ambiental com entusiasmo, curiosidade e com grandes expectativas pelas informações que recebem. As atividades lúdicas propostas alteram a rotina de trabalho e elevam a autoestima, proporcionando a valorização e o reconhecimento desses trabalhadores.

O Programa de Educação Ambiental busca reforçar a importância do coletivo, do respeito e da comunicação. Também oferece oportunidades para, a partir do conhecimento, proporcionar mudanças de atitude na preservação e conservação do meio ambiente por uma melhor qualidade de vida.

O monitoramento é realizado visando avaliar, no processo, o atendimento às metas planejadas e, se necessário, a correção de estratégias e rumos. Como instrumentos de acompanhamento e avaliação são elaborados relatórios mensais, nos quais constam os registros dos principais problemas detectados e apontadas, caso necessário, as mudanças de estratégia e as correções de rumos a serem adotadas. Desde 2005, foram realizadas 182 oficinas atingindo um total de 8.896 – oito mil e oitocentos e noventa e seis - trabalhadores nas obras de duplicação dos 348 quilômetros da BR-101 Sul entre Palhoça/SC e Osório/RS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...