12 de fev. de 2013

Certificação Ambiental ISO 14001 na BR-101 Sul

Desde junho de 2012, o DNIT vem implementando os requisitos da NBR ISO 14001 nas atividades de Supervisão e Gerenciamento Ambiental da BR-101 Sul. Desta forma, as atividades envolvidas durante a obra contará com práticas sustentáveis, gerando comprometimento e responsabilidade ambiental.

De forma a garantir que estas práticas sejam efetivamente implementadas e mantidas nas organizações, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas disponibiliza as normas a serem seguidas e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, por meio de Organismos de Certificação devidamente credenciados, audita, independentemente, as políticas, rotinas e resultados, emitindo um certificado que deve ser mantido.


A previsão de que todo o processo esteja efetivamente estabelecido e certificado é para o primeiro semestre de 2013, permitindo a autarquia extrapolar a sua certificação para todos os setores e incrementando os seus benefícios para o meio ambiente. Após certificado, o DNIT deverá se submeter periodicamente a novas auditorias independentes, que verificarão a evolução das práticas implementadas e resultados alcançados, incentivando sempre a sua melhoria.

Até o presente momento, todos os aspectos e impactos ambientais da Coordenação Geral de Meio Ambiente do DNIT e da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental – ESGA, já foram levantados, organizados e priorizados.

Os Sistemas de Gestão Ambiental têm como foco direcionar os trabalhos por meio de um planejamento ordenado de execução de atividades correlacionadas que, juntas, objetivam a melhor gestão de aspectos produzidos e os devidos impactos ambientais, sejam reais ou potenciais.

Certificar-se ambientalmente, principalmente com o respaldo de uma Organização de cunho internacional, dá ao DNIT a chancela da sustentabilidade das suas atividades, minimizando os impactos ambientais gerados pela execução dessas atividades, contribuindo com a preservação de recursos naturais e com a prevenção da poluição ambiental.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...