13 de fev. de 2013

Gestão Ambiental capacita colaboradores da BR-116/RS

Colaboradores do lote 02 de duplicação da BR-116/RS participaram, nesta segunda-feira, 28 de janeiro, da capacitação “Afugentamento de Fauna e Manejo de Flora”, ministrada pela Equipe de Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento. O treinamento ocorreu no escritório da Construtora Constran, em Guaíba, empresa responsável pelo lote que se estende do km 325 ao km 351,34. O encontro antecede as atividades de supressão da vegetação neste trecho, serviço que está previsto para começar nos próximos dias. A duplicação da rodovia entre Guaíba e Pelotas é uma realização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


Em relação aos cuidados com a fauna, o biólogo da equipe apresentou medidas para que os animais não sejam prejudicados durante a frente de supressão. Foi entregue ainda material informativo sobre os cuidados com animais peçonhentos, produzido pelo Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS). O isolamento de ninhos e tocas também foi abordado, lembrando que nestes casos a Equipe de Supervisão Ambiental deve ser imediatamente comunicada.

Quanto ao manejo de flora, foram transmitidos os procedimentos corretos para a estocagem de lenha, manuseio de epífitas (orquídeas, bromélias e cravo-do-mato) e transplante de espécies imunes ao corte, como butiazeiros, corticeiras e figueiras. A bióloga do lote, Hosana Maria Fonseca Piccardi, destacou a importância da capacitação para o integral cumprimento dos itens previstos no Licenciamento Ambiental da obra. Ela ressaltou, também, que os detalhes apresentados serão fundamentais para o início das operações da empresa no lote 02.

Os profissionais também receberam informações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...