19 de fev. de 2013

Garça é resgatada pela equipe de Supervisão Ambiental

O animal foi encontrado no km 411 da BR-116/RS durante a supressão de vegetação realizada no lote 5

Enquanto realizavam suas atividades de supressão de vegetação para as obras de duplicação da BR-116/RS, os colaboradores da obra foram surpreendidos pela presença de uma garça-vaqueira (Bubulcus ibis), ave encontrada com frequência na região. Para fazer o resgate do animal de forma adequada, a equipe que trabalha na Supervisão Ambiental do empreendimento foi chamada.


A garça foi encaminhada para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde recebeu atendimento veterinário. A ave apresentava sinais de estresse e desidratação, mas não possuía nenhum machucado aparente, por isso foi colocada em repouso e deverá permanecer em observação. Conforme a recuperação, o animal será devolvido à natureza em um local próximo da onde foi encontrado. Segundo o ecólogo Felipe Bonow, especialista em aves (ornitólogo) da STE S.A., responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, não é permitido que os trabalhadores da duplicação manuseiem animais ou ninhos. Por isso, frequentemente são realizadas capacitações com os colaboradores de todos os lotes envolvidos na obra para tratar de diversos assuntos, incluindo o encontro com animais. “O pessoal que está na obra diariamente é que vai se deparar com esse tipo de situação, por isso é preciso que eles saibam que somente a equipe de Supervisão Ambiental está autorizada a realizar o afugentamento e os resgates de animais encontrados durante as atividades”, explica Felipe.

O cuidado com os animais

Para o bom andamento das obras de duplicação da BR-116/RS, que abrange 211 km entre Guaíba e Pelotas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prevê a execução de 28 Programas Ambientais. Dois deles são relacionados aos animais da região: Programa de Monitoramento de e Bioindicadores e Programa de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna realizados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...