18 de fev. de 2013

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Abadia de Goiás recebe sementes de programa realizado pela Gestão Ambiental da BR-060/GO.

O Programa de Resgate de Germoplasma executado pela gestão ambiental da obra de duplicação e restauração da BR-060/GO tem por finalidade garantir a conservação do germoplasma vegetal de espécies de interesse ecológico, cultural, paisagístico e medicinal a partir do resgate de sementes, propágulos, bulbos, rebentos, mudas e plântulas de espécies da área de influência da rodovia como forma de executar ações favoráveis à manutenção da diversidade genética da flora brasileira e do bioma Cerrado. 


As ações de resgate de germoplasma visam assegurar a propagação das sementes de espécies arbóreas, arbustivas, ervas, lianas e epífitas ali existentes. Desta forma, espécies de interesse ecológico, comercial, cultural e medicinal são coletadas de acordo com sua fenologia, e posteriormente acondicionadas para usos futuros em viveiros florestais e em instituições parceiras para a revegetação das áreas degradadas.

Assim, as sementes colhidas, assim como outras partes do vegetal que forem capazes de multiplicá-lo ou propagá-lo vegetativamente, são doadas mediante solicitação, às secretarias de meio ambiente, viveiros, órgãos relacionados às prefeituras, entre outros locais.

No mês de Janeiro, O DNIT, por intermédio do Consórcio GA 060 (HOLLUS, MPB, ALTA) doou 10,923kg de sementes de diversas espécies à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA de Abadia de Goiás/GO, coletadas na 6ª Campanha do Programa de Monitoramento de Flora e Resgate de Germoplasma, entre os dias 05 e 19 de dezembro de 2012. A responsável pela secretária de meio ambiente, Núbia Carita Felix Rodrigues Barbosa, recebeu a doação das mãos da bióloga do consórcio, Lorena Artiaga Moreira, responsável pelo programa. A responsável pela secretaria ressaltou a importância da doação de sementes para os municípios, inclusive para a produção de mudas que ajudam na recuperação da flora das nascentes que foram degradadas, na arborização no meio urbano e na viabilização da aplicação de teorias presentes nas ações de conscientização junto aos públicos de interesse.

Ao final, a responsável e a equipe da gestão ambiental foram ao viveiro do município, onde são produzidas as mudas que servem para as ações de arborização e reflorestamento em Abadia de Goiás.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...