23 de mai. de 2013

Ibama realiza entrega de Jazida na BR-392


O proprietário manifestou a atenção que recebeu durante todo o processo.

A Jazida Alternativa, localizada no lote 03 da BR-392, km 33+250, no município do Rio Grande e utilizada, exclusivamente, para as obras de duplicação, foi vistoriada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e entregue na última terça-feira (14/05) para o proprietário Nelson Brancão. De acordo com ele, “ficou tudo 100%”. A obra é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que contratou por licitação a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A., para realizar a Gestão Ambiental do empreendimento.


Desde as primeiras tratativas, Brancão mostrou-se favorável e não teve receio de conceder uma área da sua propriedade para empréstimo de solo. “Meus vizinhos falavam que eu estava equivocado, mas estou satisfeito. Todas as etapas foram cumpridas e eu sempre tive o apoio da construtora, do Ibama e da STE.”, falou.

Usada para extração de material para aterro da rodovia desde junho de 2011, a Jazida foi licenciada pelo Ibama, que realizou vistorias periódicas no local. A equipe de Gestão Ambiental supervisiona permanentemente a área. “Monitoramos as atividades de exploração e recuperação de forma a atender as condicionantes ambientais, não deixando passivo ambiental no local, ou seja, nenhum problema para ser remediado no futuro”, disse o supervisor ambiental, Francisco Feiten.

No momento do recebimento da Jazida, a Ata de Entrega foi assinada pelo proprietário Nelson Brancão e os quatro analistas ambientais do Núcleo de Licenciamento do Ibama: Mozart Lauxen, José Gudolle, Maina Roman e Rodney Schmidt. Participaram também o coordenador da Gestão Ambiental da BR-116/392 Adriano Panazzolo, o supervisor ambiental Francisco Feiten, o geólogo da Supervisão de Obras (ENECON S.A.) Arnaldo Brum e o engenheiro da construtora do lote 03 (Triunfo) Michel Alpoim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...