9 de out. de 2013

Educação Ambiental da BR-116/392 participa da 1ª Conferência do Meio Ambiente do Rio Grande

Contribuir para o debate, a partir das experiências com as obras de duplicação da rodovia, foi um dos objetivos do Programa.

“A Conferência foi um sucesso. Os debates foram em níveis elevados e todas as propostas tiveram uma base de discussão muito boa”. Assim a secretária do Meio Ambiente do Rio Grande, Mirian Balestro, avaliou a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente da cidade, encerrada no domingo (28/07), no auditório do Instituto de Educação Juvenal Miller. Debatendo temas como resíduos sólidos, educação ambiental, justiça ambiental e Unidades de Conservação, o evento contou com a participação da equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-116/392 nas discussões dos grupos de trabalho.


Iniciada na sexta-feira (26/07), dia da abertura oficial onde mais de 300 pessoas estiveram presentes, a Conferência propôs diretrizes para uma Política Municipal de Meio Ambiente, abrindo espaço para o diálogo e proposições acerca dos desafios socioambientais que Rio Grande enfrenta. De acordo com a secretária, o passo agora é traduzir essas ideias, construídas a partir de ampla e qualificada participação, em políticas públicas de meio ambiente.

O coordenador dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da Gestão Ambiental da BR-116/392, Cauê Canabarro, participou de um dos quatro grupos de debate formados no sábado, representando a STE S.A. e a Gestão Ambiental da duplicação da rodovia, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “É um espaço importante para a consolidação das políticas públicas de meio ambiente no município. Neste sentido, buscamos contribuir com a elaboração de uma diretriz para as ações de educação ambiental a partir da experiência desenvolvida no Programa de Educação Ambiental”. Canabarro contribuiu para a construção de duas resoluções do tema “Educação ambiental comunitária e justiça ambiental”, as quais foram aprovadas na plenária final de domingo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...