25 de nov. de 2013

Programa de Educação Ambiental da BR-158 Norte Realiza Plantio de Mudas em Comemoração ao Dia da Árvore

No dia 21 de setembro de 2013, a equipe da Gestão Ambiental da BR-158 Norte juntamente com as secretarias de Meio Ambiente, Obra, Educação, Escolas Municipais de Confresa e Distrito de Veranópolis (Canta Galo), Centro de Formação e Atualização de Professores (CEFAPRO), e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do município de Confresa realizaram um evento em comemoração ao Dia da Árvore.

O evento aconteceu na Escola Municipal Central e foram realizadas apresentações culturais (teatros, danças, exposição de desenhos, poemas e experiências de germinação de sementes), alocução sobre o ser humano e o meio ambiente com a Juíza do TRT, Sr.ª Janice Schinaider, e sobre a importância das árvores, queimadas e sustentabilidade com a bióloga da Gestão Ambiental, Srª Célia Aires.

Durante o evento a Gestão Ambiental expôs algumas atividades que são desenvolvidos pela equipe na rodovia e comunidade, como a exposição de sementes que foram coletadas nas matrizes de espécies nativas da região dentro do Subprograma de Resgate de Germoplasma. Para a divulgação do Subprograma de Monitoramento e Controle de Atropelamento de fauna foram apresentados crânios de Tapirus terrestres (Anta) e Tayassu tajacu (Cateto), espécies registradas atropeladas na rodovia. Logo após das apresentações culturais foi realizado um plantio de mudas nativas da espécie de (Licania tomentosa) Oiti, o plantio foi realizado no pátio da Escola Municipal Central com a ajuda dos alunos.

Também foram arrecadados sementes de árvores nativas, frutíferas e ornamentais que alunos e a população confresense doaram. As sementes que foram arrecadadas serão utilizadas no viveiro do município de Confresa para a produção de mudas. Em seguida foram distribuídas mudas de árvores nativas para os participantes do evento em comemoração ao dia da árvore. Aproveitando o dia da árvore os parceiros do evento realizaram plantio de (Roystonea Oleracea) palmeiras imperiais no canteiro principal da BR-158 Norte.

A equipe da Gestão ambiental vem desenvolvendo atividades de educação ambiental em parcerias com as secretarias do município, com o objetivo de semear a Educação Ambiental e tentar sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...