20 de dez. de 2013

Programa de Educação Ambiental da BR-158 Norte/DNIT Realiza Palestra de Agrotóxicos na Escola Waldir Bento

O Programa de Educação Ambiental (PEA) realizou uma palestra sobre agrotóxicos, no dia 05 dezembro 2013, na Escola Waldir Bento em Veranopolis, distrito de Confresa/MT.
 
A palestra foi direcionada aos produtores rurais da região com o objetivo de fornecer informações necessárias sobre o uso correto dos agrotóxicos e a destinação final das embalagens, para evitar danos à saúde e ao meio ambiente.
 
A especialista falou dos produtos químicos biocidas usados para o combate das pragas e doenças nas lavouras e que são prejudiciais à saúde humana e a natureza.

Outro assunto abordado na apresentação foi sobre o projeto de devolução das embalagens de agrotóxicos vazias que é realizado mediante agendamento, no município de Confresa. A palestrante ainda falou que os alimentos estão contaminados com o uso excessivo de agrotóxicos, segundo dados da ANVISA.
 
A equipe da Gestão Ambiental aproveitou a ocasião para frisar a importância de conscientizar o agricultor, que estará contribuindo com a preservação dos cursos hídricos, da fauna e da flora da região.
 
Tendo como conseqüência o impacto sobre a saúde, o uso incorreto do agrotóxico traz doenças sérias provocadas pela exposição do produto tais como; alteração neurocomportamental, neuropatias periféricas, dermatose, alergias, problemas respiratórios, lesão no fígado e insuficiência renal.
 
Para finalizar a palestra foi aberto um debate para discutir sobre o tema e apresentar soluções para minimizar os danos causados com o uso errado do agrotóxico, foi apresentado também como é realizado o armazenamento das embalagens dos agrotóxicos e apresentando alternativas diferentes ao uso, para proporcionar sustentabilidade e estimular a agricultura orgânica, evitando o impacto ambiental na natureza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...