5 de dez. de 2013

Programa de Educação Ambiental da Br-158 Norte/DNIT Realiza Curso de Capacitação em Educação Ambiental para o Professor

No mês de novembro de 2013, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) ministrou um curso de capacitação em Introdução à Educação Ambiental para professores.
Participaram do curso 49 profissionais da Escola Municipal Vereador Valdemiro Nunes de Araujo e Escola Estadual Valdir Bento da Costa, situadas no município de Veranópolis. E 34 profissionais da Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza, Escola Municipal Boa Esperança, Escola Municipal São Geraldo, Escola Estadual Tapirapé e Escola Estadual 13 de Maio, situadas em Porto Alegre do Norte.

Esse curso é oferecido pela Gestão Ambiental da BR-158 Norte como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, e tem como foco orientar os professores a trabalhar com a Educação Ambiental dentro da sala de aula com os alunos.
A palestrante iniciou o curso apresentando os conceitos de Educação Ambiental como uma ação preventiva e de extrema importância para ser trabalhando desde cedo nas escolas, os participantes receberam uma cartilha produzida pela equipe do PEA, desenvolvendo vários assuntos envolvendo o tema.
Durante o curso foi falado sobre Ecologia e Meio Ambiente, a interação entre seres vivos e o homem, e a maneira como o homem primitivo entendia as forças da natureza, as plantas e a vida dos animais, fazendo com que ele tivesse necessidade em conhecer o seu ambiente. E para entender essa relação, foi estudada a contribuição dos filósofos gregos, Hipócrates, Aristóteles e a Teoria da Evolução de Darwin.
Outro tema argumentado foi sobre o que é Sustentabilidade, o planejamento do desenvolvimento sustentável, na economia, sociedade e meio ambiente. Foram apresentadas maneiras de termos atitudes sustentáveis o que gera mudanças na qualidade de vida e maior consciência na conduta pessoal. Os professores também se situaram um pouco a respeito da Educação Ambiental no âmbito da Gestão Ambiental.
Outro assunto discutido no curso foi sobre Meio Ambiente e Práticas Educativas, onde uma das metas do curso de capacitação com os professores é proporcionar para os alunos conhecimento, valores, habilidades e experiências que provoquem mudanças de atitudes, tornando-os aptos a agir individualmente e coletivamente na solução de problemas ambientais locais, regionais e globais.
Outro tema muito importante trabalhado no curso foram as Estratégicas Políticas em Relação aos Desafios Sociais e Ambientais por meio de conferência e organizações ambientais, os Programas de Educação Ambiental e o objetivo do Ministério do Meio Ambiente e da Legislação Ambiental vigente no Brasil.
Para complemento do curso de capacitação foi necessário que os professores elaborassem um projeto ambiental para desenvolverem na sua escola com a participação dos alunos.
Nas escolas de Veranópolis o tema “Arborizar” foi escolhido pelos professores para ser realizado no quintal da escola, o objetivo é fazer com que o aluno plante mudas nativas frutíferas e ornamentais e aprenda a valorizar mais o meio ambiente, além de construir com um ambiente que gere mais qualidade de vida na comunidade escolar e viabilize a melhoria do espaço físico externo com sombreamento das plantas, bem como melhorar as condições para as atividades recreativas.
 
Já na escola Municipal São Geraldo de Porto Alegre do Norte o projeto ambiental ganhou o tema “O Despertar de uma Consciência Ecológica”.
O projeto apresentado tem como objetivo principal despertar a consciência ecológica dos alunos da escola em questão, através de palestras e oficinas, abordando os temas: reciclagem e os seus benefícios; a utilização de publicações da área ambiental na elaboração de atividades escolares; a importância das florestas e a necessidade do reflorestamento; e as metodologias utilizadas na manufatura de projetos ambientais escolares.
A Escola Estadual Alexendre Quirino de Souza, Escola Municipal Boa Esperança, Escola Estadual Tapirapé e Escola Estadual 13 de Maio, não finalizaram o seu projeto, que se encontra dentro do prazo estipulado pela equipe do PEA para entrega até o dia 05 de dezembro de 2013.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...