4 de dez. de 2013

Equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-158 Norte/DNIT Realiza Palestra sobre Queimadas e Lixo

No dia 18 novembro 2013, a equipe do Programa Educação Ambiental (PEA) foi convidada para realizar uma palestra sobre queimadas e lixo na Escola Estadual Professora Maria Ester Perez, localizada no município de Vila Rica.
O intuito da palestra é agregar valor a um projeto que a escola está desenvolvendo com 100 alunos de quatro turmas do 6º ano do ensino fundamental.
O tema lixo apresentou grande preocupação dos alunos, que com a explicação da especialista sobre o destino do lixo produzido pela população e encaminhado para o lixão municipal, ficaram interessados em visitar o lixão municipal de Vila Rica, essa visita foi realizada no dia 21 de novembro, onde os alunos puderam conhecer e ver como funciona o processo de separação e o destino final do lixo, além de aprender a diferença entre lixão e aterro sanitário.

A respeito do tema queimadas, a especialista deu mais ênfase para as queimadas urbanas, que na região acontece com muita frequência. A palestrante focou sobre a importância de prevenir e controlar o fogo iniciado nas propriedades rurais ou nas margens de rodovias, que é uma das principais causas dos incêndios acontecerem.
Os alunos aprenderam mais sobre as consequências que o fogo causa na natureza, no clima, na saúde das pessoas, na fauna e na flora, degradando o solo e contaminando os recursos hídricos.
A principal finalidade da palestra e buscar sensibilizar os alunos para a prevenção das queimadas através da educação, e também para separação correta do lixo em suas casas, essa atitude além de preservar o meio ambiente ajuda as pessoas que trabalham com a reciclagem dos resíduos sólidos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...