O DNIT, por meio do consórcio Araguaia – Blokos – Emparsanco, responsável pelas obras de duplicação da BR-101 Sul no lote 25, iniciou nesta semana, os trabalhos de estaqueamento do viaduto de acesso a Capivari de Baixo, km 328 da rodovia, no Sul catarinense. O serviço é fundamental para edificar as pilastras de sustentação das futuras pistas elevadas da estrutura. No trecho, o fluxo da rodovia segue por pistas que serão utilizadas, no futuro, como vias laterais. O consórcio finaliza o pavimento asfáltico sobre o retorno em nível provisório para o acesso a Capivari de Baixo.
Na frente de trabalho para construção do viaduto, segue a terraplenagem para a implantação dos taludes das pistas elevadas da rodovia. Está prevista a execução de duas passagens inferiores para pedestres (PIPs), uma no km 327, próximo do viaduto, e outra no km 322, próxima à lanchonete Moinho Bacana. Os anéis de concreto armado, utilizados para compor a estrutura das galerias, estão disponíveis para o início das obras. Há trabalhos ainda na cabeceira de acesso Norte a futura ponte sobre o rio Capivari, no km 329, final do lote 25.
O viaduto terá 219 metros de extensão, somando a distância entre as cabeceiras de acesso e as pistas elevadas. A obra terá prioridade dada as condições de trafegabilidade e conservação da capa asfáltica estarem comprometidas.
Durante a execução do retorno em nível provisório somente para veículos de pequeno porte, aos veículos pesados há a possibilidade do acesso a Capivari de Baixo, seguindo pelo bairro Vila Flor, no km 325. Para os motoristas que trafegarem pelo sentido Sul/Norte da rodovia não há alterações no acesso a cidade.
Em paralelo à construção do viaduto, o consórcio segue com a execução das cabeceiras de acesso a passagem inferior, localizada no km 325, no bairro Vila Flor/Bandeirantes, em Capivari de Baixo. Próximo a PI, o consórcio edifica as vigas que sustentarão as pistas elevadas do viaduto em execução no km 328.
Redobre os cuidados nas ruas lindeiras – Os usuários devem atentar para o fluxo de pedestres neste trecho, pois há concentração urbana lindeira às vias que serão utilizadas para desvio. Não é permitida a manobra de ultrapassagem pela pista da direita, destinada exclusivamente ao tráfego local de veículos. O limite de velocidade está fixado entre 40 km/h e 60 km/h, estando o desvio sinalizado, cabendo aos motoristas respeitar as orientações de segurança e os limites de velocidade definidos.
A retomada das obras no lote 25 da BR-101 Sul, entre os municípios catarinenses de Laguna a Capivari de Baixo, expande trabalhos além das pistas e obras-de-arte especiais (OAEs). As ruas lindeiras que recebem o fluxo de pedestres, trabalhadores e equipamentos da obra são fundamentais para o tráfego entre bairros e edificação de desvios de pistas. Com isso, os cuidados nestas vias precisam ser redobrados para evitar acidentes.
Os alunos das escolas lindeiras à rodovia, que utilizam as vias laterais, precisam redobrar a atenção para os trabalhos nas frentes de obras e a movimentação de trabalhadores e equipamentos. Além das obras, há trafego de veículos que acessam os postos de combustíveis, indústrias e residências, utilizando as vias lindeiras em obras.
Redobre a atenção! – Observe e respeite a sinalização que indica as velocidades máximas para cada trecho de obras. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede ainda atenção para a saída dos trechos duplicados para a pista simples, onde o tráfego é feito em mão-dupla.
O DNIT e a PRF pedem que sejam redobrados os cuidados, principalmente nos desvios a divisa dos municípios de Jaguaruna e Tubarão, e no trecho entre Laguna a Capivari de Baixo, do km 319 ao km 329. Os desvios estão identificados, cabendo aos motoristas respeitar a sinalização de segurança e os limites de velocidade definidos.