30 de abr. de 2012

Rádio Nativa entrevista equipe da Gestão Ambiental

Na tarde desta quinta-feira (26/04) a coordenadora setorial da Gestão Ambiental da duplicação da BR-392, Renata Freitas, e o coordenador dos programas de educação ambiental e comunicação social, foram convidados a participar do Programa Nativa Repórter, da Rádio Nativa de Rio Grande. Na ocasião eles falaram sobre a gestão ambiental da obra, especialmente sobre o manejo de vegetação e as passagens de fauna que fazem parte do projeto desenvolvido pelo DNIT.


Renata começou falando sobre os programas que envolvem a vegetação, contextualizando as ações que vem acontecendo neste sentido. “As espécies nativas da nossa região são transplantadas sempre que possível. Até o momento já foram realizados mais de mil transplantes de árvores protegidas por lei, como a figueira e a corticeira do banhado”, explica a ecóloga. Os programas de fauna também foram foco da entrevista, e Renata abordou a construção das passagens de fauna que estabelecem a conectividade entre os ambientes de ambos os lados da rodovia.

Cauê falou sobre as ações desenvolvidas nas comunidades próximas da obra. Tanto o programa de educação ambiental quanto o de comunicação social tem o objetivo de estabelecer um canal de relacionamento entre a comunidade e o empreendimento. Antes de atuar nas comunidades, a equipe fez um diagnóstico de cada região para conhecer melhor a realidade e, assim, trabalhar de forma mais específica em cada localidade. “Já atendemos 18 escolas em Rio Grande, que totalizam palestras com mais de 1500 estudantes sobre os problemas ambientais do nosso tempo”, explica Cauê. Além disso, são promovidas palestras nas comunidades, para os moradores e interessados, e mensalmente, é produzido um Boletim Informativo com notícias da obra que é distribuído nas comunidades ou encontrado no site da Gestão Ambiental da BR-116/392.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...