21 de set. de 2012

Evento marca início da Campanha Meu Cerrado – Todos Contra as Queimadas, em Rio Verde

O Consórcio GA-060, contratado pelo DNIT para fazer a Gestão Ambiental das obras de duplicação e melhorias da BR-060, entre Goiânia e Jataí, realizou um grande evento para o lançamento da Campanha Meu Cerrado – Todos Contra as Queimadas, em Rio Verde em parceria com a Fundação da Cultura de Rio Verde.

A Praça João Altino Arantes que fica no Parque Bandeirantes, região sudoeste da cidade, foi palco de diversas atrações, com um público de aproximadamente 500 pessoas, entre adultos e crianças A programação da noite festiva foi aberta com apresentação do Coral da Universidade de Rio Verde (FESURV), que cantou obras de compositores nacionais e internacionais, contemporâneos e eruditos, teve continuidade com declamação de poesias, exibição de filmes com temática ambiental, apresentação da peça teatral “O Contador de Histórias do Cerrado”, com o ator Semio Carlos, e exposição de artigos do artesanato local.


As atividades tiveram por objetivo conscientizar e orientar a população sobre os prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente e, sobretudo, a saúde humana. O trabalho faz parte do conjunto de ações do Programa de Comunicação Social que o Consórcio GA-060 desenvolve junto às comunidades das cidades diretamente beneficiadas pelas obras de duplicação da BR-060.

O “Cine Cerrado” será visto também pelas populações das cidades de Jataí e Indiara, em setembro, com o propósito de levar informação sobre como evitar as queimadas no Cerrado, que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), estão produzindo mais de 230 toneladas de gás carbônico (CO2) todo ano, superando até as estatísticas da Amazônia Legal nesse quesito. Ainda de acordo com o Inep, no caso brasileiro, o cerrado representa papel essencial, pois se estende por mais de dois milhões de quilômetros quadrados e está presente em dez estados, ocupando 24% do território. O bioma abriga 5% da biodiversidade mundial e se constitui na savana mais rica do planeta.

Os estados mais atingidos pelos focos de incêndios são Mato Grosso, Tocantins e Goiás, o que aumenta as chances de atropelamentos de animais em fuga pelas rodovias e a competição por territórios e alimentos com a destruição dos ambientes. As queimadas e os incêndios durante a seca no Cerrado se devem quase que totalmente à mão do homem e acontecem para renovação forçada de pastagens naturais que alimentarão rebanhos e também para a limpeza de áreas antes ou após desmatamentos. Diante desse quadro e com o firme objetivo de colaborar com a mudança dessa realidade, o DNIT, por meio do Consórcio GA-060, está dando a sua contribuição, orientando as pessoas sobre como viver de forma sustentável, sem prejudicar a natureza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...