Na tarde de 16/10, no auditório da Biblioteca Municipal de Canoas, 30 membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba receberam o DNIT por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE S.A.) para apresentação do trabalho de implementação dos Programas Ambientais do empreendimento.
A equipe levou para o Comitê a evolução do trabalho ao longo de mais de dois anos contadas a partir de imagens de antes e depois e breves relatos de cada um dos 22 Programas desenvolvidos. Com a presença da direção do Comitê composta pela Presidente, Terezinha Guerra, Vice Presidente, Manuel Salvaterra e a Secretaria Executiva, Vilma Silva e os demais membros o trabalho realizado pela Gestão Ambiental foi exaltado pelos participantes.
“Gostei muito do trabalho. Essa era uma necessidade que sentíamos em relação a grandes empreendimentos. O trabalho de gestão e educação ambiental junto as comunidades do entorno e os trabalhadores que estão na obra e o trabalho que a STE vem fazendo. Estamos dando um passo a frente em termos ambientais. Foi muito bom”, esclarece a Presidente do Comitê, Terezinha Guerra.
Para o Secretário do Meio Ambiente de Canoas, Manoel Marcos, o trabalho da equipe é essencial. “Grandes impactos acontecem aqui em Canoas, e para nós é necessário ter uma equipe para supervisionar. Torna-se fundamental uma equipe sensível para um insensível processo”, destaca.
Na oportunidade, foi entregue aos representantes do comitê, material informativo sobre a Gestão Ambiental.
Criado através do Decreto Estadual nº 38.989/98, o Comitê abrange a bacia hidrográfica do Lago Guaíba, com área aproximada de 2.300 km2, população de cerca de 1,1 milhão de habitantes e que inclui, de forma parcial ou total, 14 municípios da região metropolitana de Porto Alegre, inclusive a capital.