10 de dez. de 2012

Ninhos recebem cuidados especiais durante a duplicação da BR-116/RS

Colaboradores das frentes de obra foram instruídos a chamar a Supervisão Ambiental caso se deparem com ninhos de pássaros durante as atividades

Dentre os 28 programas ambientais que vem sendo desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante as obras de duplicação da BR-116/RS, está o Programa de Monitoramento de Fauna. Um dos objetivos é identificar as espécies de animais encontradas na região para mitigar os efeitos da obra em suas comunidades. Durante uma atividade de capacitação com os colaboradores dos lotes, o ecólogo Felipe Bonow, da STE S.A., empresa responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, explicou o procedimento caso seja encontrado um ninho de ave no local onde o trabalhador estiver executando suas atividades.


“O ninho nunca deve ser manuseado, já que os pais (aves) podem não reconhecê-lo mais e os ovos podem ser abandonados”, explicou Felipe. Ao encontrar um ninho, o colaborador deve isolar a área num raio de aproximadamente 20 metros e chamar a Equipe da Supervisão Ambiental. “Depois de fazermos a identificação da espécie, acompanhamos o ninho até que ele seja totalmente abandonado pelos pássaros. Só então as atividades na área podem ser retomadas”, disse.

Felipe explicou também que de setembro a março as aves estão em fase de reprodução e os ninhos podem ser encontrados com frequência.

“A partir de agora vou tomar mais cuidado durante as atividades. Tudo o que se aprende a gente tem que guardar”, disse o colaborador do lote 6, José Fernando Marques.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...