Os primeiros contatos já foram realizados em lotes de obra e municípios beneficiados pela duplicação da BR-116/RS
A Equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, subtrecho localizado entre os municípios de Guaíba e Pelotas, iniciou os contatos para o desenvolvimento de um dos Programas Ambientais que será executado durante a implantação do empreendimento: o Programa de Prevenção de Queimadas. Foram contatados os Bombeiros dentro dos municípios que serão diretamente beneficiados pela obra. “A intenção é conhecer a realidade dos municípios e saber se já existe algum trabalho no sentido de prevenir as queimadas. A partir destas informações podemos idealizar a nossa atuação de forma diferenciada dentro de cada cidade”, explica a Geógrafa Ciane Fochesatto.
A Equipe também conversou com os responsáveis pelos lotes 7, 8 e 9 já que, durante as obras de duplicação, algumas ações no sentido de prevenir queimadas, serão desenvolvidas dentro dos próprios lotes.
Sobre as queimadas
Atualmente, a queima de lixo é uma das principais causas de queimada. Durante a prática, são emitidos gases tóxicos, prejudiciais à saúde e qualidade do meio ambiente. Por isso, no Rio Grande do Sul, as queimadas, fogo em florestas ou qualquer tipo de vegetação são proibidos por lei. Durante a duplicação da BR-116/RS o DNIT, por meio da Equipe de Gestão Ambiental (STE S.A.) trabalhará a questão com a comunidade e as escolas lindeiras ao empreendimento, além dos colaboradores da obra.