14 de set. de 2012

Resgate de Fauna - Soltura de espécimes de serpentes não peçonhentas, Surucucu do Pantanal

A equipe de biólogos do Consórcio GA 060, contratada pelo DNIT-GO/DF para a execução do Programa de Monitoramento de Fauna – Subprograma de Resgate de Fauna, no acompanhamento das frentes de trabalho referentes à supressão de vegetação, resgatou 2 espécimes de surucuru-do-pantanal (Hydrodynastes giga) com aproximadamente 1,80 m cada, durante o mês de julho/2012. As serpentes foram resgatadas durante a limpeza de área aberta com pastagem, no km 307, lote 03 do empreendimento. As serpentes necessitaram de manejo para sua captura, visto que não conseguiram se locomover para áreas de afugentamento. 

Após o manejo em campo e captura, realizada com gancho herpetológico, os animais foram acomodados em caixas adequadas para transporte e encaminhados para soltura imediata. Foi realizada a triagem dos animais: identificação taxonômica, fotos, coordenadas de captura e soltura. As solturas foram realizadas em área adequada à espécie, próxima a um brejo, fora da área diretamente afetada. 

A espécie Hydrodynastes gigas é uma serpente não peçonhenta, tambem conhecida por falsa cobra d’água, tem hábito diurno e é considerada semi-aquática, alimenta-se de anfíbios, peixes, outras serpentes, aves e roedores. É uma serpente de grande porte, podendo chegar a 3 m de comprimento quando adulta, e sua distribuição se estende ao longo da América do Sul.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...