31 de out. de 2012

Pilares tomam forma em viaduto do Campo D’água

29/10/2012 – Os pilares do futuro viaduto de acesso ao bairro Campo D’água, em construção no km 429 da BR-101 Sul, no município catarinense de Sombrio, vão tomando formas. As oito sapatas de base estão finalizadas, sendo que quatro pilares estão terminados, dois estão em construção e outros dois estão com trabalhos de amarração das ferragens. Quando finalizados, os pilares vão receber a construção das travessas para instalação das vigas para formação das pistas elevadas. Parte das pistas de acesso estão finalizadas em ambas as cabeceiras do viaduto.


O viaduto em construção no km 429 da rodovia federal é a única estrutura a ter vão inferior escavado no lote 29, fora das obras do Contorno de Araranguá. Todos os outros viadutos tiveram a construção por elevação de taludes, formados por depósito e compactação de aterro. No viaduto de acesso ao Campo D’água, o solo de baixa resistência retirado foi usado para compor os taludes, nas futuras cabeceiras de acesso. As cabeceiras foram elevadas utilizando material de outras jazidas para complementar a compactação do aterro.

Nas cabeceiras de acesso, o pavimento asfáltico foi aplicado, restando à ligação das pistas a estrutura, ainda em construção. No segmento finalizado, a sinalização horizontal (faixas de eixo e bordo de pistas) foi instalada. Outra medida de segurança executada foi o plantio de gramínea em leivas sobre os taludes, para evitar processos erosivos com escoamento do aterro até as pistas do desvio lateral.

Para que as obras de construção da passagem possam ser continuadas, o tráfego da rodovia, neste trecho, foi direcionado para desvio lateral instalado, em ambos os sentidos da rodovia. A evolução dos trabalhos neste segmento da BR-101 Sul/SC vai depender das condições climáticas para as próximas semanas.

Atente para os limites de velocidade – No lote 29 da duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina, entre os municípios de Araranguá a Sombrio, há 18 quilômetros de pistas duplicadas e liberadas ao tráfego de veículos. Nestes segmentos, as pistas são duplicadas, com quatro faixas de rolagem, duas em cada sentido de tráfego. Diferentemente dos lotes concluídos, estas extensões de pistas ainda mantém o limite de velocidade fixado em 80 km/h para todos os veículos.

A medida de manutenção no limite de velocidade deve-se às obras de expansão da rodovia. Ao final de trechos duplicados há estreitamento das faixas, seguido da execução de obra de arte especial. Os motoristas devem redobrar a atenção ainda ao trafegar pelo lote 25, também em obras de duplicação, situado entre o km 300, em Itapirubá (Laguna) ao km 329, em Capivari de Baixo.
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