Araranguá, 23/11/2011 - A equipe de Educação Ambiental da ESGA (Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental formada pelo consórcio Concremat – Tecnosolo – CNEC) apresentou, na quarta-feira, dia 23, palestra sobre Segurança no Trabalho e Educação Ambiental para cerca de 300 operários da empresa Construcap, executora das obras de duplicação da BR-101 Sul, no lote 29, entre Araranguá e Sombrio, em Santa Catarina.
O encontro integrou a "Semana da 1ª Sipat da Construcap na BR-101", no qual os trabalhadores foram orientados para o uso adequado do EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e para a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Esta foi uma experiência muito produtiva para a nossa empresa, e pretendemos que esta relação com a ESGA seja ainda mais próxima”, comentou Juliano Gomes, engenheiro ambiental da Construcap. Para ele, o trabalho desenvolvido pela ESGA é uma referência que deve ser seguida. “O site é bem completo e os profissionais conseguem envolver as pessoas”, salientou Gomes.
No mesmo dia, a equipe de educadores e agentes ambientais da ESGA realizou palestra para 202 estudantes dos turnos da manhã e da tarde da Escola de Ensino Básico Professora Neusa Ostetto Cardoso em Araranguá. Os alunos foram participativos fazendo perguntas e contando suas experiências. A equipe da ESGA apresentou dicas, sugestões e mostrou a importância da Educação Ambiental e dos 22 programas sócioambientais e 1 Estudo, os quais a empresa supervisiona e gerencia ao longo dos 348,5 quilômetros do trecho entre Palhoça/SC e Osório/RS. “Sem cuidar da natureza a gente também pode morrer”, observou Camila Pereira, estudante do 1º ano do ensino fundamental. A menina, de sete anos, gostou da palestra e disse que iria levar o que aprendeu para seus pais. “A gente tem que cuidar dos animais e das plantas também. É o que eu aprendi”, explica Camila.
A equipe de Interação Social da ESGA, constituída por agentes ambientais e educadores com formação em pedagogia, biologia e jornalismo, reuniu cerca de 58 mil pessoas em seis anos de atuação, levando informações sobre os 22 programas sócioambientais e 1 Estudo, por meio de oficinas, palestras e seminários, marcando o pioneirismo da Gestão Ambiental em empreendimentos rodoviários na América Latina.