Considerado um dos destaques da 5ª Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, o Salão de Arte Ambiental tem como propostas: criar situação de aprendizagem em um espaço lúdico; proporcionar aos visitantes da feira momentos de reflexão sobre a transformação da natureza, através da arte; propiciar aos artistas plásticos um espaço onde possam mostrar suas obras e fazer um contato direto com pessoas preocupadas com o ambiente.
Com estes objetivos, o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.), participa da Feira que acontece de 24 a 27/04, em Bento Gonçalves, com a Exposição: “Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente”, na categoria instalação.
Na tarde de 24/04, uma comissão de artistas plásticos convidados para o evento fez a entrega de um troféu de menção honrosa para o Coordenador da Gestão Ambiental da BR-448, Engenheiro Adriano Panazzolo, como reconhecimento pela iniciativa de realização da exposição que aborda a temática do descarte irregular de lixo em rodovias e estradas.
A instalação artística conta com quatro arvores temáticas, recobertas com lixo e acompanhadas de fotografias de ambientes de descarte irregular de lixo no entorno das obras da rodovia, que abrange os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre. A Exposição foi inaugurada em outubro de 2011, e visitada por mais de 20 mil pessoas.
Além da mostra artística, a Gestão Ambiental participa da Fiema com dois artigos e uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pela equipe na implementação dos 22 Programas Socioambientais, durante a fase de construção do empreendimento.