19 de dez. de 2013

Iniciados serviços de pavimentação nas obras da BR-116/RS

Consórcio responsável pelo lote 05 do empreendimento prepara execução da sub-base

O processo construtivo de uma rodovia compreende diversos serviços, entre os quais estão os levantamentos topográficos, a supressão vegetal, a limpeza de terreno e a terraplenagem. Com o terreno aplainado, inicia-se uma série de fases referentes à pavimentação. Na duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o consórcio Brasília Guaíba/Ribas começou os trabalhos desta etapa realizando, em novembro, o bloqueio da camada de terraplenagem com material pétreo.

A atividade ocorre em trecho próximo ao km 416, no lote 05 do empreendimento, em Camaquã. O engenheiro responsável pelo procedimento, Giovani Nicoletti, explica que o serviço antecede a execução do macadame seco, que consiste na primeira camada de pedra (sub-base) do pavimento. Quando este serviço estiver encerrado, o consórcio realizará a base de brita graduada, camada destinada a garantir estabilidade e durabilidade ao resultado final. Por fim, será aplicado o revestimento asfáltico.

Obra avança em mais de 185 km

Levantamento concluído em outubro indicou que o avanço das frentes de obra abrange 185,80 km, o que corresponde a 88,05% dos 211,20 km a serem duplicados. Doze obras de arte especiais (pontes e viadutos) estão em construção. Simultaneamente, a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A., responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, atua no desenvolvimento dos Programas Ambientais que visam minimizar, mitigar ou compensar possíveis impactos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...