Conforme avança a construção da BR-448 - Rodovia do Parque e chega aos diques de Canoas, novas famílias da Vila do Dique beneficiadas pelo Programa de Reassentamento Populacional do empreendimento vão sendo realocadas pelo DNIT/RS, com a Equipe Social do programa em parceria com a Prefeitura de Canoas.
Entre o mês de julho e o início de agosto foram transferidas para a Vila de Passagem 20 famílias, totalizando 141 que ocupam atualmente, 207 módulos habitacionais do condomínio. Em paralelo estão sendo construídas as primeiras casas definitivas do loteamento Canoas Minha Terra 2, com previsão de entrega para o final do mês de outubro.
Eufórica com a mudança para a Vila de Passagem e aguardando a retirada dos últimos móveis, Sheila Silveira da Rosa, o dia 02/08 será para sempre lembrado. “Tenho mais de 20 anos de Dique. Iniciei minha vida de casada tivemos nossa filha. Já vivi momentos bons aqui, mas chega de Dique. Este momento está sendo maravilhoso. É um dia que eu queria muito que chegasse”, desabafa.
Sheila tem 23 anos é casada com Joel Rodrigues, 27 anos, e mãe da pequena Shelley, de 3 anos. Com a casa em precárias condições, ela quer deixar no passado os maus episódios vividos no Dique. “A água e a luz são muito ruins, fora a casa que está pior ainda. Se chove muito, o valo enche e a água alaga a minha cozinha”, explica.
Num momento de descontração, a equipe social se oferece para tirar uma foto da casa para a jovem levar como recordação, mas a resposta é imediata: “Não quero nenhuma lembrança dessa casa. O futuro é de boas perspectivas. Espero que seja bem melhor que agora. Pretendo arrumar um serviço melhor e ajudar meu marido nas despesas”, completa.