No final da tarde de 02/08, os recicladores da Vila de Passagem/Canoas receberam Egon Oetinger, um dos responsáveis pelo projeto AES Sul na Comunidade, para fazer a entrega de 540 instrumentos musicais produzidos com material reciclado.
O trabalho dos recicladores é orientado por Eduardo Nunes, membro da equipe social do DNIT/RS e artista plástico, e envolve a confecção total de 4000 instrumentos musicais que estão sendo entregues ao longo do ano, de acordo com o cronograma dos Seminários Regionais do projeto educacional da AES Sul.
Conforme Egon: “Os instrumentos são utilizados pelos professores em dinâmicas de integração e também servem para instrumentalizar os educadores a repassar a proposta para os alunos, promovendo a criação de sociedades mais sustentáveis”.A nova remessa será utilizada no Seminário em São Borja, no dia 07/08, onde as cidades do entorno participam e envolverá mais de 600 professores.Até o momento foram confeccionados um total de 2300 instrumentos e para Eduardo, o destaque do projeto é para os recicladores. “A participação dos recicladores tem crescido e vem sendo muito positiva. Eles são os protagonistas do processo, pois fazem a separação e reutilizam os materiais para a construção dos instrumentos que vai chegar as mãos de cada professor e depois vão para os alunos. É um processo”, explica.
Como contrapartida da AES Sul para os recicladores será entregue equipamentos para a montagem de uma cozinha no Galpão de Reciclagem da Vila de Passagem. A próxima remessa de instrumentos acontece no dia 02/10.