17 de set. de 2012

Levantamento arqueológico avança na BR-060

Os trabalhos do Programa de Proteção ao Patrimônio Artístico, Cultural e Arqueológico da BR-060 completaram três meses de atividades em agosto. O levantamento teve início em junho, após publicação no Diário Oficial da União, da Portaria nº 17, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os técnicos da área do Consórcio GA-060, a serviço do DNIT, realizam um levantamento sistemático e não sistemático dos patrimônios arqueológico pré-histórico e histórico-cultural da área diretamente afetada pelas obras da rodovia.


O inventário dos achados arqueológicos segue um cronograma de execução. Os profissionais acompanham as obras nas caixas de empréstimo em implantação, nas áreas onde ocorreu supressão da vegetação natural e em uma faixa de 15 metros de cada lado da BR, nos segmentos já implantados. Os objetos encontrados são catalogados e passam por criterioso estudo para constatação de sua origem e a que cultura pertenceram. Além da localização e identificação dos sítios arqueológicos, o Programa também tem desenvolvido atividades relacionadas à educação patrimonial nos canteiros de obras e escolas municipais das cidades diretamente beneficiadas com as obras de duplicação e melhorias da BR-060. A intenção é levar às comunidades locais informações sobre os achados arqueológicos e resgatar aspectos culturais das populações que habitaram os municípios abrangidos pela obra.

No mês de junho a arqueóloga do Consórcio GA-060, Rosicler Theodoro da Silva e a gestora patrimonial Rosinalda Correa Silva Simoni ministraram aulas sobre o tema para professores da rede municipal de ensino de Abadia de Goiás, Guapó, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra e Rio Verde. As aulas divididas em teoria e prática tiveram a duração de 4 horas em cada um dos municípios. Os professores participaram de oficinas de memória e de reprodução de pinturas rupestres em vasos de barro. Os educadores ainda receberam folders com informações sobre o patrimônio cultural, sítio arqueológico, impacto que pode ocorrer ao patrimônio arqueológico na construção de uma rodovia e o que fazer para diminuir tais impactos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...