A equipe de biólogos do Subprograma de Resgate de Fauna do Consórcio GA-060, contratado pelo DNIT para realizar a gestão ambiental das obras de duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, realizou mais resgates de animais silvestres. Durante a execução dos serviços de acompanhamento das frentes de trabalho referentes à supressão de vegetação foram localizadas duas cobras da espécie surucucu-do-pantanal. As serpentes de cerca de 1,80 metro cada uma foram resgatadas durante limpeza de área aberta com pastagem no km 307, que pertence ao lote 3.
Após o manejo em campo, identificação da espécie, triagem, registro fotográfico e captura, as serpentes não venenosas foram acomodadas em caixas específicas para transporte e levadas para soltura imediata em uma área de brejo, fora do local de abrangência das obras.
Saiba Mais
As serpentes encontradas são da espécie Hidrodynastes gigas. Esse tipo de cobra é do tipo não peçonhenta, conhecida por falsa cobra d'água. Tem hábito diurno, é semi-aquática, alimenta-se de anfíbios, peixes, outras serpentes, aves e de roedores. A surucucu-do-pantanal é de grande porte, chega a 3 metros de comprimento na fase adulta e está presente em toda América do Sul.