Mais de 350 mudas de espécies nativas são plantadas na orla da Lagoa dos Patos
O dia de sol contribuiu para que a atividade de plantio de mudas, idealizada pelos moradores do Barro Duro, fosse ainda mais colorida. Cerca de 200 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto de Assumpção foram os responsáveis pelo plantio e serão, a partir de agora, os protetores das plantas, que já modificaram o visual da orla da praia. “No verão, quando as pessoas vierem para o Barro Duro tudo vai estar mais bonito, cheio de árvores novas”, diz a estudante do 6º ano, Bárbara Valente.
As mais de 350 mudas envolveram os estudantes durante a tarde desta sexta (24.08). Para a diretora da escola, Loreni Peverada Silva, os conteúdos trabalhados na escola conseguem ser visualizados e executados pelos estudantes em atividades como essa. “A iniciativa soma ao trabalho realizado na sala de aula que aborda as questões de preservação e conscientização. Além de plantar eles também cuidarão destas árvores, o que os aproxima do meio ambiente e do próprio bairro em que moram”, diz Loreni.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) doou 50 mudas de espécies nativas, por meio da equipe de Gestão Ambiental do empreendimento, executada pela empresa STE. Entre as espécies estão a pitangueira, ipê amarelo, goiaba do campo e araçá do mato. Roberta Silva mora no bairro há dois anos, e faz parte do grupo de moradores que se organiza para trazer melhorias para o local. “O futuro das crianças depende do meio ambiente, se pudermos colaborar e fazê-las perceber o quanto sua participação contribui na mudança, estaremos fazendo a nossa parte”, diz ela. Valdir Silva, que participou deste mesmo momento no ano passado, conversou com os estudantes sobre a importância da preservação do bairro. “Estamos dentro de uma área de preservação permanente, fazemos parte dela e precisamos mantê-la bem e viva. Ela é nossa”, finalizou.