Os trabalhadores dos lotes da duplicação da BR-116/RS passam por capacitações sobre temas importantes como saúde e segurança
Na manhã de sexta-feira, dia 23/11, os colaboradores do lote 6 das obras de duplicação da BR-116/RS receberam a primeira capacitação realizada pela equipe da Gestão Ambiental do empreendimento. Durante a conversa, que já foi realizada também nos lotes 7, 8 e 9, a equipe fez uma apresentação sobre questões relacionadas com a obra e meio ambiente, além de abordar alguns procedimentos da supervisão ambiental e os cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores.
Para o geógrafo Leonardo Cotrim, apesar das conversas diárias que a equipe tem com os trabalhadores no campo, as capacitações são um reforço. “O retorno é bem positivo já que os colaboradores realmente vivem as situações abordadas em seu dia a dia no campo, por isso é importante que conheçam os procedimentos adequados para eventuais acidentes”, explica ele.
A engenheira florestal da equipe mostrou imagens das espécies imunes ao corte, falou sobre a poda, os transplantes e as epífitas (espécies como orquídeas e bromélias) que devem ser resgatadas. Já o biólogo Gustavo Wallwitz repassou instruções sobre o contato com animais peçonhentos, tanto no que diz respeito ao afugentamento destes, como aos primeiros socorros, em caso de acidentes. “Cerca de 80% dos acidentes com animais peçonhentos podem ser evitados com a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), por isso é tão importante que eles sejam utilizados durante todos os procedimentos de trabalho”, reforça Gustavo. Durante a atividade foram entregues materiais informativos do Centro Toxicológico do Rio Grande do Sul, sobre os animais peçonhentos que existem na região.
Atividades de capacitação estão previstas durante o tempo que durar a obra. A iniciativa é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela duplicação da rodovia, e é executada pela empresa STE S.A., responsável pela Gestão e Supervisão Ambiental do empreendimento.