Fundado em 17 de abril de 1996, Arroio do Padre é um município localizado na microrregião de Pelotas e que, através da RS-737, está interligado à BR-116/RS - rodovia que está sendo duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Entre os benefícios do empreendimento está a melhoria no acesso à cidade, que passará a contar com um viaduto nas proximidades do km 511. A Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras, por meio do Programa de Comunicação Social, participou de uma reunião na Prefeitura Municipal, no dia 10 de outubro, para coletar informações e criar uma via de interação com os representantes locais. Participaram do encontro o prefeito, Leonir Baschi; o vice-prefeito, Luiz Carlos Lichtnow; e o secretário de Obras, Infraestrutura e Saneamento, Gilnei Fischer.
A relações-públicas da Gestão, Juliana Christmann, apresentou detalhes do trabalho ambiental desenvolvido pelo DNIT, distribuiu material informativo, e realizou um diagnóstico das expectativas e impressões a respeito do empreendimento. De acordo com o prefeito Leonir Baschi, a construção do viaduto é de fundamental importância para o município. “Tenho certeza que trará segurança, evitando muitos acidentes no ponto de acesso à cidade”, afirmou. “Mais de 1 mil veículos circulam diariamente na RS-737, o que chega a provocar filas no acostamento da BR-116/RS em determinados horários”, acrescentou o vice. Juliana adiantou que será agendada uma reunião com o DNIT, para apresentar o empreendimento e as ações da Gestão Ambiental, e que os programas voltados para o meio social, como Educação Ambiental e Saúde Pública, já iniciarão os contatos e as atividades no município.
O Município
Arroio do Padre é um município com vocação agropastoril, sendo o fumo a sua principal produção. Cultiva-se também hortaliças, soja, milho, gado leiteiro e criação de frangos. A região também é conhecida pelo seu turismo ecológico, dispondo de parques com infraestrutura para receber e hospedar visitantes com atividades de caminhadas, trilhas, escaladas e rapel. A maior festa do município acontece em abril, celebrando simultaneamente o aniversário de emancipação da cidade e a produção do caqui e da maçã. A grande maioria dos moradores é descendente de alemães pomeranos. Arroio do Padre também caracteriza-se por ser um dos quatro municípios brasileiros que são enclaves (com fronteiras inteiramente dentro dos limites de um outro território), estando geograficamente situado "dentro" de Pelotas.