22 de nov. de 2013

O Programa de Educação Ambiental da BR-158 Norte Realizou Palestras sobre Animais Peçonhentos

Nos dias 05 e 06 de novembro de 2013, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) ministrou algumas palestras da Campanha de Animais Peçonhentos.

A apresentação foi realizada para os alunos de três turmas do ensino fundamental da 7º, 8º, 9º ano da Escola Estadual Elias Bento em Canabrava do Norte, para os alunos do 8º ano da Escola Estadual Teotônio Carlos Cunha Neto em Confresa, para os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Alexandre Quirino Bento em Porto Alegre do Norte e para os alunos da 8º ano do ensino fundamento e para turmas do ensino médio da Escola Estadual Valdir Bento da zona rural de Veranópolis.
A especialista ambiental abordou sobre a importância de se prevenir contra os ataques dos animais peçonhentos, que utiliza como sistema de defesa uma picada liberando substância tóxica, através de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno. Sendo que os principais agentes causadores de envenenamentos, são serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas, que ficam mais agressivos nesse período chuvoso.

Os ataques desses animais acontecem por instinto de defesa quando eles se sentem ameaçados. Os alunos aprenderam também que as picadas desses animais não transmitem doenças, e quando ocorre à agressão por esse animal o quadro clínico é consequente à ação de toxinas inoculadas pelas picadas.


A equipe do PEA explicou que acontece muitos acidentes com lagartas e abelhas ocasionando envenenamento o que têm merecido atenção devido à gravidade e à alta letalidade.

Também foi frisado sobre os tipos de venenos que são liberados nas toxinas dos animais peçonhentos, como por exemplo, o neurotóxico que ataca o sistema nervoso e provoca paralisia, sendo o mais perigoso que pode matar em questão de horas por asfixia, o hemotóxicos provocando a coagulação do sangue, o hemolítico que destrói os glóbulos vermelhos do sangue, e o proteolítico que causa a proteólise, ou seja, destrói as proteínas do organismo.

Outro assunto importância abordado na palestra foi sobre a preservação do meio ambiente. Com o desmatamento e a destruição do habitat natural dos animais, eles mudam de lugar procurando uma nova moradia, podendo chegar a se alojar em celeiros ou mesmo dentro de casa.

Finalizando a apresentação a especialista explicou sobre os conceitos e hábitos de alguns animais peçonhentos, os principais sintomas e os procedimentos adequados a serem tomados após sofrerem algum acidente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...