22 de jun. de 2012

Bióloga do ITTI apresenta trabalho no 6º Congresso Brasileiro de Mastozoologia

Marcela Sobanski comenta os resultados de um ano de monitoramento de atropelamento de animais na BR 262
O evento acontece em Corumbá, pela primeira vez fora das regiões Sul e Sudeste. 


Entre os dias 25 e 29 de junho, Corumbá (MS) será sede do 6º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMz), que tem como tema “A Mastozoologia e a crise da Biodiversidade”. Para discutir o manejo e a conservação de mamíferos no Brasil e no mundo, o evento conta com a participação de pesquisadores de todo o país, como a bióloga Marcela Sobanski, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR), que apresenta o trabalho “Atropelamentos de mamíferos silvestres na Rodovia BR 262 – trecho entre Anastácio e Corumbá”. O trecho da BR 262 entre as cidades de Corumbá e Anastácio passa por obras de revitalização. O ITTI-UFPR, parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), é responsável pela gestão ambiental do empreendimento e realiza 15 programas paralelos à reforma. Um deles é o Monitoramento de Atropelamento de Fauna, que cataloga animais atropelados no trecho há um ano. Um supervisor ambiental faz o trajeto uma vez por semana, ida e volta, anotando e fotografando as espécies encontradas mortas na rodovia.




De junho de 2011 a maio de 2012, o programa catalogou 610 animais atropelados no trecho. Cerca de 70% dos animais eram mamíferos, 23% répteis e 7% aves. De janeiro a fevereiro deste ano, o ITTI também realizou uma pesquisa de opinião com 83 caminhoneiros no Porto Seco, em Corumbá. Destes, 79% afirmaram ter presenciado o atropelamento de algum animal e 21% já atropelaram ou eram passageiros de veículo que atropelou. Mais de um terço dos entrevistados acredita que o acidente acontece por descuido, mas 21,87% apontam a falta de visibilidade e 18,75% a ausência de sinalização na pista como principais causas. Apenas 12,5% culpam o excesso de velocidade. Os números do Programa e da pesquisa serão apresentados e discutidos no evento pela bióloga, bem como as estratégias a serem adotadas a partir da análise dos dados.


O evento é realizado pela primeira vez fora das regiões Sul e Sudeste e Corumbá foi escolhida como palco do encontro por ser uma das principais portas do Pantanal brasileiro, já que o CBMz nunca havia extrapolado os limites do Bioma Mata Atlântica. O Congresso acontece a partir da parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), a Embrapa Pantanal e o Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Programação

A programação do Congresso prevê conferências (grandes palestras, mais longas e aprofundadas), mesas-redondas (com três ou quatro participantes expondo pontos de vista complementares sobre o tema em foco) e minicursos de quatro horas, voltados principalmente a estudantes de graduação. O quadro de convidados envolve mais de 60 pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Mais informações em http://www.eventus.com.br/sbmz2012/programacao.html.

Serviço

Data: de 25 a 29 de junho 
Local: Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. Rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral, Corumbá (MS). 
Contatos da organização: (11) 3361 3056 e masto2012@eventus.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...