28 de jun. de 2012

ESGA inicia aplicação de pesquisa para finalizar trabalhos no trecho gaúcho

A equipe de Interação Social da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental - ESGA iniciou pesquisa para medir os resultados das atividades do Programa de Educação Ambiental, desenvolvidas junto às escolas lindeiras da BR-101/RS, desde 2005, e também os efeitos das obras na qualidade de vida das famílias do entorno da rodovia.

A metodologia utilizada nas escolas é a da dinâmica de perfil objetivo, aplicada em grupos de três alunos por ano (do 5º ao 9º), três professores por escola e o diretor da instituição. Ao todo, são 15 escolas de seis municípios do Litoral Norte gaúcho, que juntos têm aproximadamente 2,5 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.



Crescimento socioeconômico - Conforme avaliações preliminares da Fundação de Economia e Estatística do RS – FEE, a microrregião, que detêm uma população total de 105.477 habitantes, segundo dados de 2010 do IBGE, em uma área total de 1.580,1 km², vem apresentando indicativos de retomada da sua capacidade de crescimento econômico, que está por volta dos 11%, por força direta e indireta da BR-101 Sul.

A ESGA monitora 22 projetos socioambientais e um estudo, visando tanto a preservação do meio ambiente, quanto a sustentabilidade social e econômica nas comunidades lindeiras à duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça/SC e Osório/RS, sendo obra pioneira com gerenciamento ambiental no Brasil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...