Cerca de 70 alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odette Yolanda de Freitas, em Canoas, participaram de uma atividade prática de separação de resíduos sólidos, além de receberem a doação do Varal Ambiental. Essa foi uma atividade do DNIT/RS - Gestão Ambiental da BR-448.
A iniciativa celebrou o Dia da Cultura e da Ciência (05 de novembro) que homenageia figuras exponenciais das letras e das ciências no Brasil e no mundo. Com a ação, os alunos puderam exercitar os conhecimentos com relação aos tipos de resíduos e a forma correta de descartá-los. A equipe de educação ambiental montou um “kit resíduos”, composto por amostras de lixo orgânico, seco e especial que foram distribuídos numa mesa e os jovens foram convidados a destinar em diferentes recipientes. Logo após, os resíduos eram retirados um a um e o grande grupo discutia se o destino estava correto ou não.
A direção do educandário recebeu o Varal Ambiental com fotos de locais de descarte irregular de lixo no entorno do empreendimento da Rodovia do Parque e textos explicativos sobre o tempo de decomposição de cada resíduo.
Para a professora de Ciências, Mirca Maria Bezerra, que acompanhava a turma, o tema do descarte de lixo é apropriado. “Estou achando ótima a atividade. As fotos do varal me deixaram chocada pela quantidade de resíduos no entorno da BR-448 e ao mesmo tempo mostram como o lixo que a equipe trouxe fica quando destinado incorretamente. É preciso conscientização”, ressalta. A escola foi escolhida por desenvolver com frequência ações de ciência com os educandos e pela proximidade com a obra da rodovia.