4 de jul. de 2013

DNIT lança publicação socioambiental inédita

Momento de entrega da publicação ao Coordenador de Meio Ambiente da STE,
Engenheiro Adriano Panazzolo
Durante a realização do evento de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05/06, na sede do DNIT, em Brasília, aconteceu o Lançamento do volume I da Coleção “Estrada Verde” idealizada pela Coordenação Geral de Meio Ambiente (CGMAB). A publicação abrange artigos e textos dos diversos workshops promovidos pelo departamento, destacando aspectos do licenciamento e da gestão ambiental das obras rodoviárias federais.

Na presença de servidores e autoridades do DNIT, do IBAMA , de Universidades e representantes das Gestões Ambientais, o Diretor Geral do DNIT, General Jorge Ernesto Pinto Fraxe destacou o trabalho da autarquia e refletiu sobre a data. “O meio ambiente tem um grande aliado aqui, existe todo um rito e o melhor é cuidar para que haja um bom licenciamento. O DNIT não é contra o meio ambiente, é a favor dele. Respeitamos todas as normas ambientais. Não é uma Licença Prévia ou uma Licença de Instalação que vai garantir a preservação ambiental, é o uso adequado que fazemos dele”, explica.

Durante a fala do Diretor, uma importante observação foi trazida aos presentes, quando relacionou a segurança das estradas à problemática socioambiental. “A segurança nas estradas é um caso ambiental, pois morrem mais nas estradas do que nas guerras, é um caso a ser tratado ambientalmente. À medida que avança a tecnologia, o homem se distancia da qualidade de vida. Vivemos dias diferentes, mas o ciclo da vida permanece”, esclarece.

Na contrapartida, Fraxe creditou a educação como caminho para a preservação ambiental. “O bicho homem é inconsequente e só vejo um caminho para isso, a educação, a educação ambiental”.

Após, acompanhado da Coordenadora da CGMAB, Aline Freitas, foram entregues exemplares da publicação aos presentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...