Desde o dia 17/04, o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, através da Equipe do Programa de Reassentamento Populacional da BR-448, vem realizando uma pesquisa com os moradores beneficiados pelo programa.
A sondagem iniciou na Vila de Passagem onde residem mais de 120 famílias realocadas para liberação de área para construção da rodovia, percorrendo na sequencia os demais moradores que ainda residem nos diques. Depois do anúncio do começo das obras dos loteamentos definitivos, no dia 24/03, as famílias abordam a equipe social sobre o tipo de moradia que caberá a cada uma. Como forma inicial de montagem dos critérios para ocupação das habitações definitivas, cada família está sendo questionada sobre o que prefere morar, se casa ou o apartamento definitivos.Dessa forma, se tem um diagnóstico quanto ao tipo de moradia desejada, para depois discutir em conjunto com a Prefeitura Municipal de Canoas e a Comissão de Acompanhamento das Obras e dar continuidade ao Plano de Reassentamento.
O DNIT, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas irá reassentar 599 famílias que residem em área irregular e de risco nos diques de Canoas, proporcionando com isso, o acesso a infraestrutura e uma significativa melhora na qualidade de vida.